domingo, 6 de junho de 2010

VCI enterrada


A VCI por vários motivos devia estar enterrada ou parcialmente enterrada. O tema ruído deixaria de existir ou diminuiria. Os espaços superiores podem servir como jardins, parques infantis, linhas de eléctrico, metro, vias secundárias para tráfico inter-bairros tirando carros à VCI, etc etc. Inclusive se podem aproveitar os espaços abertos de uma VCI enterrada, aqueles que serviriam como respiradores em cada X metros, para colocar plantas trepadeiras que embelezem a parte superior de esses espaços onde se veria a autoestrada enterrada desde fora. Aproveitando o desnível que já existe em algumas zonas, algo poderia ser feito sem fortes custos como por exemplo nas Antas. Basta ver exemplos como a ronda litoral ou a ronda de dalt (na imagem) em Barcelona para ver como já há anos existem auto-estradas que cruzam a cidade e que nas zonas internas são obviamente enterradas aproveitando toda a superfície para o espaço que é a cidade urbana e social sem cortes viários que separem núcleos em uma cidade já por si pouco consolidada. Nas áreas à superfície que seja rectas nos laterais colocar-se-iam árvores de grande porte que não produzam frutos - inclusive também nas vias de separação das vias deveriam existir árvores ou arbustos de embelezamento. Melhor escolher espécies que requeiram o mínimo de manutenção adaptadas ao clima do noroeste. Mas aparte destes detalhes, por favor comecem já a enterrar a VCI ainda que o comecem fazendo por partes...

Sem comentários:

Enviar um comentário