domingo, 13 de junho de 2010

túnel para uma via de entrada fluida


Chegar ao centro histórico do Porto pode parecer fácil para um morador ou alguém que conheça bem a cidade, mas é caótico para qualquer turista ou para alguém de visita. A falta de indicações como uma referencia "centro" e os acesos via ruas estreitas e com aspecto de levaram a bairros secundários e não ao centro podem enganar facilmente a qualquer novo visitante.
Na VCI a saída "centro" leva directamente à Faria Guimarães que é uma excelente saída da cidade em linha recta desde o centro até a VCI incluindo o túnel sob a Rua da Constituição. Já a entrada na cidade, uma vez na rua Faria Guimarães, encontramos que esta passa a ser de sentido único e, ou bem nos perdemos nas ruas traseiras da Praça do Marquês, ou bem tentamos sorte em contornar em quase todos os seus lados uma escola secundária que parece querer levar-nos a qualquer parte menos ao centro, até que se somos bem sucedidos e conseguimos chegar à Rua do Cantor Zeca Afonso damos conta que finalmente encontramos o caminho em linha recta fluido e sem barreiras posteriores até ao centro - E ainda que a rua vá mudando de nome porque se segue a Rua de São Brás e a Rua de Camões até a famosa Avenida dos Aliados a linha de entrada parece lógica. Ora bem, não seja apenas pelos turistas ou novatos mas também por conseguir um transito fluido em uma via de entrada tal como existe na via de saída (Rua Faria Guimarães), para os residentes do dia a dia da cidade e arredores, a solução passaria por construir um túnel por baixo da actual escola secundária que tantos "vira à direita" e "vira à esquerda" causa. (opção a vermelho)
A outra opção, com certeza mais cara, seria alongar este túnel até à Rua de Camões evitando intersecções com Ruas muito transitadas como a Rua da Constituição. (opção a azul)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ultimamente tenho andado a mudar o meu paradigma de mobilidade urbana e se há algum tempo diria que a ideia é excelente, agora começo a torcer o nariz a uma sugestão que facilita a injecção de mais carros no centro da cidade. O Porto é uma cidade que deve apostar numa mobilidade sustentável, da qual o Metro é o expoente máximo e não no transporte individual.

    Bom blog;)

    ResponderEliminar
  3. Pedro
    concordo contigo, mas não acredito uma melhora rodoviária impeça um investimento em melhoras ferroviárias/metro.
    Ambas são importantes para residentes mas também no contexto turístico.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar